sábado, 5 de fevereiro de 2011

Adoração


As orações de adoração englobam louvor e ação de graças e fazem parte do nível mais elevado. Essas orações são dirigidas somente a Deus visando engrandecê-lo. É o momento no qual o nosso pensamento deve estar totalmente voltado para adorar, louvar e agradecer pelo que Deus é pelo que fez e ainda fará.
O momento especial de adoração pode ser falado em voz alta, sussurrado, pensado ou meditado em português, ou em outra língua qualquer. Adoração é o tipo de oração que exalta a Deus como podemos ler no Salmo 8:1: “Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!” A oração de adoração é a entrada no Santo dos Santos para corresponder ao amor do Pai. Nesse nível, não se fala de nossas necessidades, mas se adora unicamente a Deus como uma resposta do nosso amor ao amor Divino. A Palavra de Deus se refere a essa oração da seguinte forma: “vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (João 4:23-24). Vê-se aqui que esta oração ultrapassa o mero ato de pedir e torna-se um ato de adoração em sua própria essência. A oração de adoração é o quarto secreto onde somos reconhecidos como seus filhos e agraciados com bênçãos especiais de quem usufruiu de sua companhia, um amor com intimidade. O Salmo 31:20 diz “Tu os esconderás no secreto de tua presença”. A intimidade com Deus nos protege.
Esse nível profundo da adoração pode ser acompanhado da prostração. Especialmente, no Novo Testamento, o termo prostrar refere-se à adoração a Deus-Pai (Mateus 4:10; João 4.21-24; Apocalipse 11:16; 19:10. 22:9) e a Jesus Cristo o Filho de Deus (Mateus 2:2,11; 8:2; 9:18; 14:33; João 9:38).
Um relato prático que ilustra a definição de adoração somente a Deus Pai, ocorreu com o apóstolo Pedro e Cornélio centurião da corte Italiana. Cornélio se prostrou diante de Pedro e foi corrigido imediatamente. Pedro o alertou de que era homem, e que tal prática é reservada somente a Deus (Atos. 22:9). Outro fato aconteceu com o apóstolo João. Quando se viu diante de um anjo, como está descrito no capítulo 22:8-9 do livro de Apocalipse, também se prostrou aos seus pés para adorá-lo. Mas o anjo lhe disse: “Não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, dos profetas, e dos que guardam as palavras da profecia deste livro. Adora a Deus”.
No livro de Apocalipse encontramos referências explícitas sobre as expressões prostrar e adorar diante de Deus Pai e de Jesus Cristo o Filho, nas quais podemos ler: “os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono (4:10); e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro (5:8); Também os anciãos prostraram-se e adoraram. (5:14); Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus, (7:11); E os vinte e quatro anciãos que se encontram sentados no seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre o seu rosto e adoraram a Deus, (11:16); Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus (19:4)”. É por esse fato que o homem não deve prostrar-se diante de outro homem e nem de qualquer imagem feita à semelhança de quem quer que seja. Está escrito: Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura (Isaias 42:8).
O cântico de adoração em Apocalipse (15:3-4) diz; “Todas as nações virão e adorarão diante de ti. Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos”. A oração de louvor ou cântico de adoração também é direcionado somente a Deus. O louvor é expresso em palavras audíveis ou cantado, como uma atitude de exaltação e glorificação a Deus e ao seu nome, que é digno de ser louvado. É o louvor devido às obras divinas realizadas entre os homens. Está escrito: “ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei a ti e louvarei o teu nome, porque tens feito maravilhas e tens executado os teus conselhos antigos, fiéis e verdadeiros “(Isaías 25.1). A oração de ação de graças é a expressão do nosso reconhecimento e gratidão a Deus pelo que ele nos tem feito. Basicamente é a oração que expressa o agradecimento a Deus pelas bênçãos recebidas, pois “o louvor, a glória, a sabedoria, as ações de graças, a honra, o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!” (Apocalipse 7:12).
Qual é a medida de nossa adoração? Quanto temos adorado? Voce já agradeceu ao Senhor hoje? Precisamos aprender a agradecê-lo pelo sol e pela chuva, pelo vento e pela calmaria; pela saúde e pela doença, pela alegria e pela tristeza. Deus é soberano. Se há algo acontecendo, que seja para sua glória. Fazemos parte de seu plano e cremos nisto pela fé que temos em Jesus Cristo Nosso Senhor. Porque “por ele, por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11.36).

By Ro Archela
fevereiro, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!