sábado, 17 de dezembro de 2011

Maranata, é tempo de invocar ao Senhor Jesus

Invocar ao Senhor é um conceito relacionado à oração e significa chamar o Senhor para perto de si. “Vem Senhor Jesus!” (Apocalipse 22:20). 


A expressão Maranata vem do aramaico e significa "O Senhor vem!" ou ainda "Vem Senhor!"Era usada ainda para expressar o desejo de seu retorno para estabelecer seu Reino. 

Invocar o nome do Senhor não é algo recente. Após o pecado de Adão e Eva por terem desobedecido a Deus, nasceram-lhe os filhos Abel e Caim. Porém Abel foi morto por Caim, que também se afastou da presença de Deus. Gênesis 4:25 relata que “tornou Adão a coabitar com sua mulher, e ela deu à luz a um filho, a quem pôs o nome de Sete”, cujo nome significa “substituição”, ou seja, Sete substituiu Abel, dando assim continuação a descendência de Adão, os que continuavam a depender de Deus e então eles invocaram o nome do Senhor. Quando Enos nasceu, Sete percebeu a fragilidade do homem e também ele invocou o nome do Senhor. Foi a partir dessa época, que a humanidade “começou a invocar o nome do Senhor” (Gênesis 4:26).

Quando o patriarca Abraão, que saiu de uma terra de adoradores de ídolos, chegou a Canaã armou sua tenda, levantou um altar e invocou o nome do Senhor (Gênesis 12:7-8). Somente a partir de Abraão, o nome do Senhor foi novamente invocado. Aonde Abraão chegava armava uma tenda, construía um altar e invocava o nome do Senhor. O mesmo fez seu filho, Isaque (Gênesis 26:25), Jacó e muitos outros homens, retratados no Antigo Testamento. Gênesis 28:18-19 diz-nos que Jacó tomou uma pedra, erigiu-a como coluna e sobre ela entornou azeite; e chamou àquele lugar Betel. Depois de vinte anos, quando retornava da casa de seu tio, estando já maduro, passou pelo mesmo lugar, edificou ali um altar e invocou o nome do Senhor (Gênesis 35:6-7,14). Há várias citações com respeito a invocar o nome do Senhor. O livro de Salmos e os livros proféticos indicam claramente o quanto se invocava o nome do Senhor naqueles tempos.
No livro de Joel há uma referência muito especial sobre invocar o nome do Senhor: “E acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões [...]. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Joel 2:28-29, 32). Aqui nos é dito que poderemos ter visões, profetizar e curar. Porém também afirma que para ser salvo, a única maneira é invocar o nome do Senhor. Não podemos pensar que seremos salvos por fazer muitas coisas para Deus. Deus não deseja que façamos nada para sermos salvos. Tudo o que precisamos fazer é invocar o seu nome e confessar os nossos pecados e assim seremos salvos.
Invocar o nome do Senhor é uma prática dos seguidores de Cristo. Entre os que invocam o nome de Jesus Cristo encontramos o relato do dia de Pentecostes no qual o Espírito Santo desceu sobre os que estavam reunidos. A partir de então todos invocaram o nome do Senhor. Pedro passou a pregar o evangelho às pessoas que tinham vindo ver o ocorrido, tiveram medo e lhe perguntaram o que deveriam fazer. Pedro citou-lhes o profeta Joel: “e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Atos 2:21). Todos creram e invocaram o nome do Senhor. Naquele dia, cerca de três mil pessoas creram, invocando o nome do Senhor; e em Atos 4, vemos quase cinco mil pessoas crendo e invocando ao Senhor. O livro de Atos também relata que o cristão Estevão quando era apedrejado pelos judeus “invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!” (Atos 7:59) e que Paulo foi batizado, invocando o nome do Senhor (Atos 22:16).
Na primeira Epístola aos Coríntios 1:2 lemos: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” Paulo escreveu não só aos coríntios, mas a todos aqueles que invocavam o nome do Senhor. Isso indica que todas as igrejas invocavam seu nome. No capítulo 12, Paulo disse aos coríntios que antes de se converterem ao Senhor, eles estavam acostumados a adorar ídolos, mas agora deveriam aprender a falar porque o Deus que estava neles é um Deus que fala. Mostrou-lhes que o requisito para ser espiritual não é ter eloqüência para pregar o evangelho, mas que ao invocar o nome do Senhor isso é feito pelo Espírito Santo. Esta realidade também se aplica a nós, hoje. Se invocarmos o nome do Senhor ele nos ouvirá.
O Senhor deseja que o invoquemos mas, se por algum motivo não podemos invocar em voz alta, devemos fazê-lo em pensamento. Em tudo o que fizermos e em todo lugar podemos invocar o nome do Senhor. Que sejamos conhecidos como aqueles que invocam o nome do Senhor Jesus, exaltando dessa forma o seu nome e ajudando os outros a invocá-Lo.


Foto: http://www1.arquidioceseniteroi.org.br/2011/11/26/maranata-vem-senhor-jesus/

Obrigada por acompanhar!

By Ro Archela
dezembro 2011

3 comentários:

  1. Boa tarde, tudo bem?
    Adorei o post e o conteúdo do seu blog :)
    Dá uma passadinha lá no meu cantinho e da minha amiga, acabei de postar dicas sobre os melhores lugares para viajar sozinho nas férias!
    Se gostar de lá, siga-nos.
    Um beijo e um Feliz 2012!
    Thaís Santos, Equipe Love Me.

    ResponderExcluir
  2. Graças ao Senhor realmente esse Nome é maravilhoso em Rm 10:12 diz que não ha distinção entre judeu e grego, e Ele é Senhor de todos mais é somente com aqueles que invocam o seu Nome. No versão. 13 diz que todo aquele que invocar o nome do Senhor Será salvo. Isaias 9:6 diz que este Nome É Deus forte e tbm Pai da eternidade. Fp 2:9-10 diz que este Nome esta axa de todo Nome. Que coisa Rica é este nome. OH SENHOR JESUS!!! isso é invocar. Deus abç a todos.

    ResponderExcluir
  3. Graças ao Senhor realmente esse Nome é maravilhoso em Rm 10:12 diz que não ha distinção entre judeu e grego, e Ele é Senhor de todos mais é somente com aqueles que invocam o seu Nome. No versão. 13 diz que todo aquele que invocar o nome do Senhor Será salvo. Isaias 9:6 diz que este Nome É Deus forte e tbm Pai da eternidade. Fp 2:9-10 diz que este Nome esta axa de todo Nome. Que coisa Rica é este nome. OH SENHOR JESUS!!! isso é invocar. Deus abç a todos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!