A oração de Jesus que serve de modelo até hoje diz:
“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” (Mateus 6: 9-13).
Em outras palavras, esta oração enfatiza a seguinte seqüência de atitudes:
1. Reverenciar e glorificar a Deus;
2. Buscar a vontade de Deus;
3. Reconhecer nossa dependência de Deus para as necessidades físicas;
4. Reconhecer nossa dependência de Deus para as bênçãos espirituais.
Jesus Cristo continua nos ensinando até hoje, por meio desta oração, como nos achegarmos a presença do Pai.
O livro de Atos conta a história inicial da igreja, bem como sua expansão inicial pelo mundo e retrata os resultados imediatos do aprendizado dos apóstolos em relação à oração e à dependência de Deus. Dois breves episódios na parte inicial desse livro mostram que o aprendizado foi muito significativo.
Depois que os apóstolos Pedro e João foram perseguidos e passaram algum tempo na prisão por causa de sua pregação, eles encontraram outros cristãos e oraram juntos pedindo coragem para continuar sua obra (Atos 4:23-31). A citação da poderosa mensagem do Salmo 2 mostra que eles entenderam que o poder da oração é encontrado no poder daquele que ouve essas orações: o Deus que se assenta nos céus.
Em um outro momento, quando foram confrontados com as necessidades físicas das viúvas na igreja de Jerusalém, os apóstolos reconheceram a importância desse serviço e guiaram a igreja na seleção de homens adequados para cuidar do assunto. Mas também notamos, no texto, as razões pelas quais os próprios apóstolos não desviaram sua atenção, como relata o texto bíblico: "quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra" (Atos 6:4). O cuidado das viúvas não era para ser negligenciado, mas os apóstolos cuidadosamente reservaram tempo em suas vidas para a oração. Eles apreenderam as importantes lições dos exemplos de Jesus.
Oi Ro! obrigada pela visitinha e espero que você fique 100x linda!!!!!! beijos querida
ResponderExcluirCarmen
Linda! Que análise e meditação excelente sobre a oração modelo!Te amo minha amiga!Beijinho!
ResponderExcluir