segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Exemplos de uma vida de oração

 
PELO NOVO E VIVO CAMINHO
Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho.  Hebreus 10: 19-20

Jesus Cristo, o Filho de Deus, premiou-nos com o exemplo de sua vida de oração. Embora, pouco esteja registrado sobre as palavras específicas que Jesus utilizou em suas orações, podemos aprender muito, simplesmente observando quando, onde e por que ele orou.
A bíblia traz alguns relatos explícitos de orações feitas por Jesus como a oração dominical (Mateus 6:9-13[1]; Lucas 11:2-4); louvor a Deus porque se revelou aos humildes (Mateus 11:25-26[2]; Lucas 10.21); petição na ressurreição de Lázaro (João 11.41-42[3]); súplica no jardim do Getsêmani (Mateus 26:36-44[4]; Marcos 14:32-39; Lucas 22:46); súplica diante da morte (João 12:27-28[5]); oração sacerdotal de Jesus (João 17;1-26[6]); intercessão pelo pecador (Lucas 23:34[7]); e o clamor na cruz (Mateus 27:46[8]; Marcos 15.34).
Por Ro Archela

[1]  Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;   venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;   o pão nosso de cada dia dá-nos hoje  e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores  e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal  pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!
[2] Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
[3] Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.
[4]  Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres...
[5] Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei.
[6] Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti,  assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.  E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste [...] Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.
[7] Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.
[8]  Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!