terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Em que momentos Jesus orou

Jesus orou antes das grandes decisões. Lucas (6:12-16) relata o dia em que Jesus escolheu os doze homens aos quais seria dada a responsabilidade de levar o evangelho ao mundo. Antes de selecioná-los; "retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus" (Lucas 6:12). Todos os detalhes para iniciar sua obra foram precedidos de oração. Jesus também orou antes de realizar grandes obras. Antes de ressuscitar Lázaro, primeiro ele se dirigiu ao Pai, em oração (João 11:41-43).
Ele também orou em horas de grandes provações como a poucas horas de sua morte. Nesse dia, orou por cerca de três horas, em agonia, em busca de forças para enfrentar a cruz. O evangelho de Mateus (26:36-39) relata que Jesus foi com seus discípulos a um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes:“assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres”.
Jesus orou quando terminou sua obra e sua oração está registrada no evangelho de João (17:6-26). Após instruir seus discípulos sobre o fim de seu ministério, ele levantou os olhos para o céu e fez ao Pai uma oração, sendo esta uma das mais significativas orações feita por Jesus em toda a bíblia. Esta oração é chamada de sacerdotal porque Cristo intercedeu por si mesmo, por seus discípulos e pela igreja que estava na eminência de nascer. Quando examinamos esta oração em partes, observamos que primeiro ele orou afirmando que cumpriu a missão que recebeu do Pai (João17:1-5). Em seguida (João17:6-19), em favor dos discípulos para que Deus pudesse guardá-los do mal e que também eles fossem um em Cristo. Também rogou ao Pai para que os seus discípulos pudessem santificar-se (João 8: 32 e 36). Na terceira parte de sua oração Jesus orou ao Pai em favor da futura Igreja (João 17:20-26). Esta igreja, na qual se referiu em oração somos nós, pois rogou ao Pai para que fossemos um em Cristo e para que houvesse amor entre todos.
Assim como ele orou antes das grandes decisões que tal iniciar esta prática hoje? Deixe ele tomar a sua frente e ele mesmo abrirá um novo caminho. Depois da realização, não esqueça de agradê-lo.
By Ro Archela

4 comentários:

Obrigada por comentar!