sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Petição

A petição é um pedido formal a Deus visando satisfazer uma necessidade pessoal. Esse pedido, geralmente, tem como base uma promessa de Deus. É o terceiro nível de oração e refere-se aos nossos pedidos pessoais. Veja o primeiro nível e o segundo nos posts anteriores.
Neste nível vamos a Deus para apresentar nossas necessidades e anseios. Embora falando com Deus, o foco da atenção é a satisfação pessoal na qual se busca uma resposta para alguma circunstância em nossa vida. Nesse nível podemos pedir, consagrar, dedicar, ou ainda, entregar tudo a Deus e descansar nele.
 Nesse tipo de oração já temos o conhecimento de qual é a sua vontade, e qual será o pedido a ser feito em fé, com a certeza da resposta antes mesmo da sua manifestação, de acordo com Marcos 11:24. Nas ocasiões em que a vontade de Deus é desconhecida por nós é necessário primeiro, uma atitude de submissão à sua vontade. É preciso consagração e entrega. Consagrar é separar ou dedicar para o uso de Deus conforme Êxodo 13:2 e entrega significa a transferência de um cuidado ou inquietação para Deus. É lançar o cuidado sobre o Senhor com um conseqüente descanso. Essa oração é feita quando um cuidado, um problema ou uma inquietação bate à porta.
A oração por necessidades individuais é pessoal entre Deus e eu, ou seja, a pessoa e Deus, mais ninguém. Sobre isso Jesus deu a seguinte orientação: “quando orares entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6:6). Isto mostra também, que cada filho de Deus tem direito de entrar em sua presença com confiança e apresentar a oração da fé (Hebreus 4:16). Nessa forma de oração só o Espírito de Deus é testemunha. Ela pode ser feita apenas em pensamento ou em palavras audíveis. Jesus utilizou essa oração individual secreta diversas vezes, geralmente, antes de alguma missão importante e, antes de realizar alguns milagres que estão relatados nos evangelhos.
A posição do corpo ou altura da voz em nada influi na oração porque Deus conhece as intenções de todos os que dele se aproximam. Tiago (4:10) traz a seguinte orientação prática: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará”. A oração nos humilha na presença de Deus e retrata a total dependência do homem a Deus.
Este estudo certamente motivará a sua oração. Ore!
by Ro Archela

2 comentários:

  1. certamente, uma motivação para minhas oração e petições, parabéns pelo post, Beth

    ResponderExcluir
  2. Beth, obrigada por seu comentário. beijo, Rosely

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!